A unidade na diversidade: Informativo de maio


"Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como
vocês foram chamados para uma só esperança." Ef 4:4

Adaptação em Juiz de fora 

É com grande alegria que compartilho um pouquinho das últimas atualizações do trabalho missionário em Juiz de Fora. Chegamos à cidade em abril, mas os primeiros dias foram de adaptação, com uma viagem assim que chegamos + grupo local de férias = Maio foi o verdadeiro tempo de conhecer realmente o grupo. Mas tem sido muito bom o convívio com pessoas incríveis que nos receberam com tanto carinho, um mês de muitas bênçãos e oportunidades!

Nossa principal frente de atuação tem sido o trabalho com os grupos estudantis, temos a felicidade de participar ativamente das reuniões de estudo bíblico na UFJF. Graças a Deus, a UFJF possui um grupo muito bem estruturado, com reuniões quatro vezes por semana, o que nos proporciona grande liberdade para acompanhar de perto suas atividades. Essa estrutura nos permite não apenas fortalecer o grupo principal, mas também auxiliar outros grupos locais que estão iniciando.
1° reunião na Grambery
EBI na UFJF 

















Felizmente, temos conseguido participar e auxiliar em outros três grupos em faculdades distintas, onde o trabalho missionário ainda está em fase inicial. Peço as orações de vocês por esses grupos nas faculdades particulares Grambery e Universo, e no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Nesses novos locais, temos tido a oportunidade de aplicar estudos bíblicos e muito me alegra ver o engajamento e a sede pela palavra desde o começo!

EBI em Espanhol
EBI em Inglês
















Na UFJF, retornamos com clube de conversação em outros idiomas. Que estava parado por um tempo por falta de quem o conduzisse. Atualmente, eu sou responsável pelas sessões de inglês e a Laura pelas sessões de espanhol! Fico imensamente feliz em poder utilizar minha formação acadêmica para servir meus irmãos em Cristo, e considero esta uma forma maravilhosa de evangelismo criativo, pois nos permite convidar não cristãos para participar, e assim, ter contato com a mensagem do evangelho de uma forma leve e interessante.
No que tange ao evangelismo direto, demos um passo significativo com a criação de um grupo dedicado à coordenação e organização de ações evangelísticas. Uma das primeiras iniciativas deste grupo foi o desenvolvimento de uma pesquisa de saúde missionária no campus. O objetivo desta pesquisa é identificar pontos de melhoria e as necessidades dos estudantes para prepará-los de forma mais eficaz a alcançar outros estudantes com a mensagem de Cristo. Esta ação foi votada e aprovada no último evento da diretoria regional de Minas Gerais, o que demonstra o apoio e a importância que a liderança regional atribui a esta iniciativa.

EBI na IFET
Além disso, mantemos um evangelismo semanal na UFJF. Em duplas ou trios, caminhamos pela universidade e abordamos estudantes com perguntas sobre a vida, o propósito e a espiritualidade. Nosso objetivo é convidá-los para uma conversa espiritual, permitindo que a pessoa reflita sobre sua própria existência, sobre a vida após a morte, suas crenças a respeito de Deus, da Bíblia e de Jesus. Mesmo que a resposta inicial seja negativa, ou que a pessoa demonstre crenças equivocadas sobre o cristianismo, esta abordagem ainda é uma oportunidade valiosa para que ela pare e pense sobre questões que talvez nunca tenha considerado seriamente. Se a pessoa nos der abertura, apresentamos a visão do cristianismo, o plano da salvação, plantando a semente da Palavra, com a certeza de que é o Senhor quem faz crescer. Confesso que o evangelismo continua sendo um desafio pessoal para mim, pois diversas situações podem surgir em uma conversa no campus: a pessoa pode ser totalmente aberta e receptiva, ou o contrário. No entanto, é fundamental sempre nos lembrarmos que muitas pessoas estão sedentas por ouvir o evangelho e a mensagem de esperança que temos a oferecer. Como bem disse Bill Bright, "o êxito em evangelizar é tomar a iniciativa e deixar os resultados com Deus". Graças a Deus, a missão é do Senhor, e que possamos estar sempre dispostos e disponíveis para atender ao seu chamado.

O Espírito que nos faz um 

Treinamento Microrregional em Montes Claro - MG


Entre os dias e 23 e 26 de Maio estivemos em Montes Claros parte norte de Minas Gerais para um evento de Treinamento microrregional, na sétima Igreja Presbiteriana em Montes Claros, que teve como objetivo principal proporcionar um espaço para que a região conheça mais profundamente da ABU e para que os estudantes universitários se conectem, aprofundem-se na Palavra de Deus e compreendam melhor a visão missionária que está sendo desenvolvida no ambiente universitário. Embora o treinamento tenha durado apenas um dia e meio, foi um tempo de momentos verdadeiramente marcantes e impactantes. A programação foi bem intensa, incluindo exposições e estudos bíblicos indutivos, que nos permitiram mergulhar nas Escrituras de forma aprofundada. Tivemos também diversas oficinas práticas; eu, particularmente, tive a grata oportunidade de ministrar um estudo sobre as bases da fé cristã. Além disso, houve oficinas com temas relevantes como "Como montar um Estudo Bíblico Indutivo (EBI); Liderança cristã e serviço; Generosidade; ABUB e igreja local e Como começar um novo núcleo" que capacitou os participantes com ferramentas essenciais para o trabalho no campus. E também os momentos de louvor e adoração foram igualmente especiais, onde ensinamos e cantamos algumas das músicas tradicionais da ABU, que sempre nos unem em nossos eventos, deixo aqui o link para para uma das que sempre cantamos em todos os eventos! Marcharemos - Gerson Borges, é muito bom essa tradição pois quando acaba o evento, ao ouvir a música, vem a nostalgia!
TMR

Foi um privilégio servir essa comunidade de Montes Claros e, especialmente, conhecer os estudantes locais! Algo que me impressiona é que não importa os dias ou onde, todos os eventos da ABU me marcam de alguma forma, que privilégio viver isso! Fico muito animada ao perceber o grande interesse e a paixão desses jovens em iniciar e desenvolver o movimento da ABU em suas próprias universidades, e os momentos de troca de experiências e aprendizado mútuo foram muito enriquecedores, e saí de lá com a certeza de que novas frentes de trabalho estão surgindo e se fortalecendo, graças a Deus.

O tema do evento, "O Espírito que nos faz um", baseado em Efésios 4 e 1 Coríntios 12, revelou-se uma representação literal poderosa da realidade da ABU. Sendo um movimento interdenominacional, a ABU reúne pessoas de diversas igrejas e denominações, o que naturalmente pode gerar diferentes opiniões sobre alguns aspectos, obviamente, sem comprometer a base de fé comum de todo cristão. No entanto, mesmo em meio a toda essa diversidade de perspectivas e tradições, e graças à atuação do Espírito Santo de Deus, conseguimos manter o mesmo foco no que realmente importa: a proclamação do evangelho e o discipulado de estudantes. Isso demonstra de forma prática e bela como o corpo de Cristo, em sua pluralidade, é unido em um só propósito! Foi muito especial cada troca e momento com os estudantes, e fiquei muito feliz de receber os seus feedbacks sobre o evento!

Culto do Calouro 


Já em juiz de fora novamente, todo período os movimentos cristãos da UFJF (ABU, Semear, Pockets e Bússula) se juntam e fazem o culto do calouro, Laura e eu tivemos o privilégio de apresentar a Aliança Bíblica Universitária (ABU) aos calouros, compartilhando nossa visão e convidando-os a se juntar a nós. É um momento muito significativo para nós poder recepcionar esses jovens e integrá-los à comunidade cristã universitária.

Agradecimentos

Assembleia de Deus Ministério
Madureira em Foz de Iguaçu - PR
Além da atuação no campus, ficamos imensamente felizes por termos recebido oportunidades para apresentar o movimento estudantil em outras duas igrejas que visitamos. Sou grato pela confiança dessas congregações em nos abrir suas portas e por reconhecerem o campo missionário próspero e estratégico que é o ambiente universitário. É animador ver o crescente interesse e apoio das igrejas a essa frente de trabalho. 

Uma dessas oportunidades se deu na igreja de minha tia, em Foz de Iguaçu, onde fui para um casamento de uma amiga de longa data (uma amizade que, acreditem, começou virtualmente há 10 anos!). Confesso que falar no púlpito não é o meu forte, e estou em processo de desenvolvimento nessa área. No entanto, foi um tempo muito abençoado no serviço e aprendizado. Estar em Foz também foi uma excelente período de descanso, onde aproveitei a oportunidade para levar a Laura, minha parceira de missões, para que ela conhecesse um pouquinho mais do Brasil, e pudemos juntar louvar a Deus pela beleza de sua criação!


Segunda Igreja Batista
em Juiz de Fora


E motivos de agradecimento é pela bondade do Senhor em minha vida, minha igreja local que muito tem me apoiado, pelos Juizforanos que tem cuidado de nós! Fico muito feliz por estar vivendo tudo o que sempre quis, o Siga-me tem sido onde o Senhor tem realizado pequenos sonhos meus!


Pedidos de oração 

Meu sustento missionário, por mais que eu já tenha levantado os recursos, alguns irmãos não vão poder continuar com as doações, que o senhor continue provendo para tudo que necessito! Assim como também na minha saúde emocional e mental, por causa do final de graduação, estou terminando de escrever meu TCC e tem sido bem cansativo. Que o Senhor me dê sabedoria para lidar melhor com meu tempo, para poder servir melhor meus irmãos! 


Obrigada por ler até aqui, e por me acompanhar nessa missão! Adoraria receber um feedback! Se tiver alguma dúvida ou pedidos de oração entre em contato comigo! Seja meu mantenedor, clique no Link para ser um mantenedor ou apoiar essa missão!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O evangelho da mesa: Informativo de janeiro

Informativo de Ago e Set