Ame, pregue e viva: Informativo de março
![]() |
| Temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo. (Romanos 5:1) |
Ame a palavra
Mais um mês de passou e vim contar um pouco do final da minha parte teórica no Siga-me!
Tivemos oficina de panorama bíblico com a Thaís Reis (aspirante a entrar como missionária na ABUB, região Minas) que foi dividido em algumas partes, e de um momento muito rico de aprendizado para compreender melhor a história da bíblia desde o antigo testamento até o novo, compreender ainda mais o perfeito plano da salvação e em como tudo na bíblia aponta para o messias, o que cumpriu todas as promessas, Jesus!
Por ser um programa de discipulado nessa parte teórica temos aprendido diversas coisas que irão nos ajudar não somente nessa missão em específico mas em toda nossa trajetória cristã e a vida na igreja. Tivemos uma oficina com a presença dos seguidores do ano passado, de como montar uma exposição bíblica, com o palestrante, Natan de Castro, um antigo obreiro da ABU!
"Ensine os estudantes a amarem a palavra" Foi citado pelo Natan, uma linda frase que conecta muito dentro do que temos na ABU, as formas de estudo bíblico que consiste em: expositiva, estudo dirigido e individual. E seguindo o texto bíblico sobre "façam discípulos", então reconhecemos a importância de pregar o verdadeiro evangelho, sabende que, felizmente, é Deus quem faz o crescimento, então que possamos fazer a nossa parte, o plantio de forma correta e eficaz, de amar a palavra e aprender a compartilhar isso com outras pessoas! E também, uma outra forma é como os estudos bíblicos que fazemos normalmente, pode ser transformado em uma exposição bíblica! E os métodos existentes para cada forma de pregação, sendo ela textual, tópica ou temática, e foi observado e comentado seus respectivos pontos positivos e "negativos", com diversas dicas e um material muito bom para que isso seja possível!
Também tivemos uma oficina sobre leitura e escrita, dicas de como ler propriamente e colocar a escrita em prática, o que tem me ajudado para a escrita dos informativos! Terminamos o livro "Uma breve história sobre doutrinas Cristã" de Justo González, uma leitura muito interessante sobre como a igreja cristã e as doutrinas que temos hoje foi fundamentada através de anos e anos, desde a reforma da igreja, um livro que com certeza irá me servir para futuras consultas e estudos. Também tivemos um encontro de estudo bíblico sobre o personagem Pedro, que estamos estudando esse ano, e conversa e tempo de qualidade com a minha mentora Beatriz!
Pregue a palavra
![]() |
| Estadunidenses, intérpretes, pastores e líderes de Itajubá e Maria da fé - MG |
![]() |
| Eu e o Ronnie Doporto |
Uma ótima oportunidade que eu tive entre os dias 18 a 23 de março em Itajubá e Maria da Fé -MG, fui convidada para ser intérprete de missionários dos Estados Unidos para a "Missão 21", uma organização da igreja Batista nos Estados Unidos que tem ligação com diversos países e um deles é o Brasil. Com foco em cidades pequenas para fazer visitas nas casas, pregar o evangelho e fazer ações sociais na cidade, de forma criativa para alcançar mais pessoas. Os Estadunidenses que são do Novo México e do Texas, também ensinaram futebol americano para as crianças, e compartilharam de uma forma mais didática o evangelho para mais de 100 crianças que compareceram no evento, foi uma tarde e tanto! Vieram 9 estrangeiros, eu estava com o Ronnie Doporto, de Artisia, Novo México, EUA! Ele em seus 66 anos estava fazendo sua primeira viagem missionária internacional e foi um grande prazer conhecer e trabalhar com ele! Visitamos diversas casas e igreja, contando o seu testemunho e compartilhando do plano da salvação. Graças a Deus essa experiência de tradução foi muito melhor do que eu esperava, e o Senhor me ajudou em alguns momentos em que estava nervosa e me deu a sua paz!
![]() |
| Como alcançar a paz com Deus? |
Reflexão
Teve duração de seis dias, e muita coisa aconteceu, mas quero compartilhar o que Deus falou comigo durante esse tempo. Estávamos utilizando um folheto chamado "Como alcançar a paz com Deus" que tem Quatro passos que resume o plano da salvação, desenvolvido pelo Billy Graham. Não foi uma forma atípica de evangelização pois na Cru (outro movimento cristão universitário que participo) sempre utilizamos as "quatro leis" que é bem parecido. E quando fizemos a primeira visita, falamos e fizemos a leitura com a pessoa e eu senti que foi algo muito robotizado! Quase como se não tivesse efeito ou não acreditasse no que eu estava falando (ou traduzindo), a pessoa supostamente aceitou a Jesus e fez a confissão de fé, mas para mim parecia algo fingido, que só disse sim para não fazer desfeita ou por vergonha!
![]() |
| Ronnie, Débora (intérprete), Sam (Texas) e dois membros da PIB de Maria da Fé. |
Esse pensamento me assustou um pouco e acredito que todos os nossos sentimentos/questionamentos/dúvidas devem ser colocados diante do Senhor em oração, e Ele vai esclarecer de acordo com a sua vontade, além de que conversei também com outra amiga intérprete que também estava com o mesmo pensamento em mente. Felizmente o Senhor foi me confrontando e esclarecendo em algumas coisas! De como eu estava querendo fazer o evangelismo com uma forma, ou falar de outra, talvez ter uma abordagem diferente, para que assim a pessoa nos ouvisse, se interessasse e então pudesse conhecer a Cristo. Reconheci o meu erro principalmente de querer fazer da minha forma sendo que é o senhor quem faz! Ele me fez perceber que estava sendo incrédula, por não estar vendo uma reação ou emoção do ouvinte, ou algo milagroso, não significa que Deus não estava fazendo, estava querendo ver para crer.
"Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer." É sobre entender que mesmo que a pessoa possa ter "aceito a Cristo" apenas porque tinha um estrangeiro perguntando, ainda assim Deus já começou seu plano nessa vida ou está começando, e que talvez eu não veja o fruto, é sobre confiar e deixar os resultados com Ele. Louvo a Deus por poder participar de seus feitos mesmo que eu não veja, e coloquei essa confiança nessa palavra que transforma vidas! Já no último dia de viagem, uma alma foi liberta de possessão demoníaca somente ao ouvir o nome de Jesus, isso nos deixou com muito temor e louvamos a Deus, pois cremos ainda mais no que Ele fez nessa cidade, e o grande privilégio de participar dessa grande comissão! Além disso fizemos mais de 70 visitas nas casas e ocorreram muitas confissões de fé! Que o Senhor continue trabalhando e indo de encontro em cada uma dessas vidas!
![]() |
| Visita nas casas em Maria da Fé - MG |
![]() |
| Futebol Americano, Maria da fé - MG |
Viva a palavra
![]() |
| 27 de março, ABU em Seropédica, UFRRJ |
Nessa etapa final aproveitei para visitar e me despedir temporariamente dos meus amigos da minha faculdade e colaborar na recepção que fazemos todo início de período para os calouros! Fazemos um grande piquenique e foi uma tarde muito boa de troca com amigos e receber novos bixos (é como chamamos os calouros), fico muito feliz em saber que essas ações não alcançam apenas jovens cristãos mas também conheci diversas pessoas de outras religiões ou nenhuma. Que seja um movimento que receba bem diversas pessoas e que eles se sintam amadas por Deus através de nós, que prossigamos a viver cada dia mais parecidos com Jesus e a tratar a todos com amor, sem distinção!
Motivos de oração
• Para minha adaptação na mudança para Juiz de Fora.
• Terminar o meu TCC esse período e me formar oficialmente.
• A parte prática venha ser uma benção!
Motivos de agradecimento
Louvo a Deus por ser fiel em minha vida mesmo eu não sendo merecedora, Deus continua insistindo e demonstrando o seu amor e graça em minha vida. Pela minha igreja que muito tem me apoiado financeiramente e em oração. Pelo minha mobilização de sustento que foi completado no valor de 14,480! Por ter um tempo de comunhão e descanso em família e com amigos queridos da igreja dos meus pais durante o carnaval! Em tudo dando graças!
Próximos passos
Minha parte prática é do mês de janeiro e de Abril ao início de outubro, onde estarei colaborando com o grupo local em Juiz de Fora Minas gerais, onde estarei morando por seis meses com a minha dupla colombiana, a Laura! Já temos uma agenda com diversas atividades e viagens e estou muito animada para viver tudo que o Senhor já preparou para nós!
Obrigada por ler até aqui, quer participar das missões universitárias comigo? Seja meu mantenedor, entre em contato comigo para mais informações ou clique no Link para ser um mantenedor ou apoiar essa missão!










Comentários
Postar um comentário