Em Juiz de fora - MG
 |
[...] Aqui eu vi aquele que me vê. Gn16:13
|
Os dias passam depressa, grandes coisas o Senhor tem feito e quero compartilhar um pouco do mês de abril com vocês! Enfim, no dia 12, me mudei para Juiz de Fora, minha parte prática que tem duração de 6 meses, e morarei em um apartamento que dividirei com a Laura, que é da Colômbia! São 3 horas de distância do Rio de Janeiro, onde eu moro, mas muito mudou mesmo com a pouca distância! Eu estava muito animada por essa mudança e de como seria essa nova parte da minha vida, e de como seria morar com alguém de uma cultura muito diferente, felizmente tem sido incrível! E desde o início do projeto até a minha mudança, eu não esperava receber tanto gestos e palavras lindas! Eu fui regada de amor e carinho por meus familiares, amigos e igreja! Em uma noite de comunhão com os jovens da minha igreja, recebi presentes e cartas dos jovens, além da oportunidade que tive para me despedir da minha igreja e a Igreja dos meus pais! Sou agraciada por estar cercada do corpo de Cristo!
 |
| Juventude Atus, Pib Jardim Maravilha. |
No início de Abril, ainda tivemos alguns encontros online onde finalizamos a oficina de panorama bíblico, tivemos estudo bíblico sobre Pedro, e começamos a mentoria financeira com a Natália, que vai nos acompanhar por alguns meses, de como lidar melhor com o dinheiro, ter responsabilidade com a mobilização que recebemos e levar para a vida esse aprendizado valioso de como honrar o que é do Senhor, pois o dinheiro está para nos ajudar e ajudar ao próximo, e não para que o sirvamos!
Eu cheguei no final das férias do grupo local que estarei acompanhando nos próximos seis meses, a ABU da Universidade Federal de Juiz de Fora. Onde tive oportunidade de conhecer o grupo local na oficina "Como interpretar a bíblia" e quem aplicou foi o Simon, um missionário da Inglaterra que morou por muitos anos no Brasil e acompanhou de perto esse grupo, foram quatro estudos muito importantes, para que saibamos interpretar bem a Bíblia para estudo pessoal e também para montar estudos bíblicos ao aplicar na faculdade, e que felicidade conhecer esse grupo que participou bastante e notoriamente conhecem da palavra!
 |
| Oficina "Como interpretar a Bíblia" na Abu JF |
Conheci um pouco da cidade, fiz as primeiras compras, visitei igrejas, academias, e a universidade de Juiz de fora, não deu muito tempo e já parti para a cidade de Viçosa em Minas Gerais! Fomos convidados pelo projeto missionário CEM (Centro Evangélico de Missões) e tivemos o privilégio de participar de uma matéria durante uma semana em Viçosa, Minas Gerais! O tema abordado foi "Como Fazer um Projeto Missionário", e aprendemos junto com outros alunos que dedicam um ano de suas vidas ao estudo em uma turma de missões.
 |
Seguidores no CEM junto com Fernando, líder da organização |
 |
| Como elaborar um projeto missionário |
Tivemos a oportunidade de aprender a elaborar um projeto missionário que pode ser apresentado a uma igreja ou utilizado em ações em diferentes locais ou países. Estudamos todos os aspectos que envolvem um projeto, desde os objetivos gerais e específicos até o levantamento de recursos necessários. Além das aulas, ainda pudemos visitar outros projetos missionários na cidade, como a editora cristã "Ultimato", Rede Mão Dadas, e participar das igrejas e da ABU local! Com os alunos da ABU, eles fizeram uma roda de conversa em espanhol para falar um pouco de missões, amo ver esse carinho e recepção com a cultura hispânica da Laura! Fomos muito bem recebidos pelos alunos do CEM e pela comunidade local, que nos levaram para conhecer um pouco de tudo! Durante um almoço especial, tivemos a honra de compartilhar momentos com pessoas de até três nacionalidades diferentes (Colômbia, Argentina e México), o que tornou a troca de experiências ainda mais enriquecedora. Também nos hospedamos no alojamento onde os alunos moram, e essa convivência com jovens de todo o Brasil adicionou ainda mais desse tempo incrível! Foi um verdadeiro privilégio vivenciar momentos tão significativos!
 |
| Trilha no Recanto das cigarras |
 |
Roda de conversa em espanhol sobre missões com a ABU de Viçosa |
Reflexão
Durante a aula do projeto CEM foram levantadas diversas questões sobre missões e uma delas é sobre o sustento dos Missionários, e uma aluna se questionou sobre se sentir culpada em ter seu sustento por um dinheiro que “ não trabalhou” e por por um tempo também foi minha dúvida. A professora falou da diferença de usar os recursos que recebemos sendo um servo fiel e participando do que Deus tem feito em sua missão, do que aquele que utiliza da igreja de forma indevida. E também aproveitou desse momento para contar seu testemunho como missionária e a provisão divina por mais de 30 anos em que recebe a renda vindo unicamente de missões e de seus mantenedores. Uma história muito linda, seu testemunho me confrontou bastante pois tenho faltado de confiar na provisão de Deus. Sempre tive o desejo de estudar e trabalhar para ter uma boa condição financeira, não que isso seja errado, mas sim que eu dependia e esperava unicamente que meu sustento viria do meu trabalho físico ou manual. E me fez pensar principalmente na missão integral, pois entrei no siga-me com o intuito de aprender mais e servir nesta missão que amo tanto, que é a missão Universitária. Porém desde o início do Siga-me, com o levantamento de sustento até o pensamento de seguir ou não com missões integrais, tem sido acompanhado pelo medo de confiar na provisão divina. A cada dia me desprendendo da ideia que minha segurança financeira dependa unicamente de mim, é o Senhor que me sustenta em todas as coisas, não os mantenedores, o trabalho, o dinheiro ou qualquer outra coisa! Que se alguém me viu ( para ser um mantenedor) é porque Ele me viu primeiro, e Ele tem cuidado em todos os quesitos, podemos sempre confiar no Senhor! Que possamos aprender a viver os planos do Senhor, que são maiores que nossos meros planos, e mesmo que não saibamos qual caminho, nós sabemos quem é o guia!
Agradecimentos
Agradeço a minha igreja, a cada mantenedor que tem participado disso comigo, seja em oração ou financeiramente, pelo cuidado da liderança dos jovens, das Mensageiras do Rei e da minha igreja! Pelo grupo local em Juiz de Fora que já me recebeu de muito bom grado, agradeço a Deus por participar de tudo isso! Pelo tempo de descanso em São Paulo com minhas irmãs, e de conhecer mais do grupo da ABU do ABC Paulista!
 |
| Sarau ABU ABC |
Oração
Minha adaptação em Juiz de Fora e seu grupo local, que possamos fazer a vontade do Senhor aqui! Minha convivência com a Laura seja tranquila mesmo com as diferenças culturais e que possamos encontrar uma igreja para estar nesse tempo aqui!
Comentários
Postar um comentário