Despedidas e recomeços: Informativo de Abril


Em Juiz de fora - MG

[...] Aqui eu vi aquele que me vê. Gn16:13


Os dias passam depressa, grandes coisas o Senhor tem feito e quero compartilhar um pouco do mês de abril com vocês! Enfim, no dia 12, me mudei para Juiz de Fora, minha parte prática que tem duração de 6 meses, e morarei em um apartamento que dividirei com a Laura, que é da Colômbia! São 3 horas de distância do Rio de Janeiro, onde eu moro, mas muito mudou mesmo com a pouca distância! Eu estava muito animada por essa mudança e de como seria essa nova parte da minha vida, e de como seria morar com alguém de uma cultura muito diferente, felizmente tem sido incrível! E desde o início do projeto até a minha mudança, eu não esperava receber tanto   gestos e palavras lindas! Eu fui regada de amor e carinho por meus familiares, amigos e igreja! Em uma noite de comunhão com os jovens da minha igreja, recebi presentes e cartas dos jovens, além da oportunidade que tive para me despedir da minha igreja e a Igreja dos meus pais!  Sou agraciada por estar cercada do corpo de Cristo!
Juventude Atus, Pib Jardim Maravilha.


No início de Abril, ainda tivemos alguns encontros online onde finalizamos a oficina de panorama bíblico, tivemos estudo bíblico sobre Pedro, e começamos a mentoria financeira com a Natália, que vai nos acompanhar por alguns meses, de como lidar melhor com o dinheiro, ter responsabilidade com a mobilização que recebemos e levar para a vida esse aprendizado valioso de como honrar o que é do Senhor, pois o dinheiro está para nos ajudar e ajudar ao próximo, e não para que o sirvamos! 
Eu cheguei no final das férias do grupo local que estarei acompanhando nos próximos seis meses, a ABU da Universidade Federal de Juiz de Fora. Onde tive oportunidade de conhecer o grupo local na oficina "Como interpretar a bíblia" e quem aplicou foi o Simon, um missionário da Inglaterra que morou por muitos anos no Brasil e acompanhou de perto esse grupo, foram quatro estudos muito importantes, para que saibamos interpretar bem a Bíblia para estudo pessoal e também para montar estudos bíblicos ao aplicar na faculdade, e que felicidade conhecer esse grupo que participou bastante e notoriamente conhecem da palavra! 
Oficina "Como interpretar a Bíblia" na Abu JF

Conheci um pouco da cidade, fiz as primeiras compras, visitei igrejas, academias, e a universidade de Juiz de fora, não deu muito tempo e já parti para a cidade de Viçosa em Minas Gerais! Fomos convidados pelo projeto missionário CEM (Centro Evangélico de Missões) e tivemos o privilégio de participar de uma matéria durante uma semana em Viçosa, Minas Gerais! O tema abordado foi "Como Fazer um Projeto Missionário", e aprendemos junto com outros alunos que dedicam um ano de suas vidas ao estudo em uma turma de missões.

Seguidores no CEM junto com
 Fernando, líder da organização
Como elaborar um projeto missionário







Tivemos a oportunidade de aprender a elaborar um projeto missionário que pode ser apresentado a uma igreja ou utilizado em ações em diferentes locais ou países. Estudamos todos os aspectos que envolvem um projeto, desde os objetivos gerais e específicos até o levantamento de recursos necessários. Além das aulas, ainda pudemos visitar outros projetos missionários na cidade, como a editora cristã "Ultimato", Rede Mão Dadas, e participar das igrejas e da ABU local! Com os alunos da ABU, eles fizeram uma roda de conversa em espanhol para falar um pouco de missões, amo ver esse carinho e recepção com a cultura hispânica da Laura! Fomos muito bem recebidos pelos alunos do CEM e pela comunidade local, que nos levaram para conhecer um pouco de tudo! Durante um almoço especial, tivemos a honra de compartilhar momentos com pessoas de até três nacionalidades diferentes (Colômbia, Argentina e México), o que tornou a troca de experiências ainda mais enriquecedora. Também nos hospedamos no alojamento onde os alunos moram, e essa convivência com jovens de todo o Brasil adicionou ainda mais desse tempo incrível! Foi um verdadeiro privilégio vivenciar momentos tão significativos!


Trilha no Recanto das cigarras
Roda de conversa em espanhol
 sobre missões com a ABU de Viçosa

Reflexão 

Durante a aula do projeto CEM foram levantadas diversas questões sobre missões e uma delas é sobre o sustento dos Missionários,  e uma aluna se questionou sobre se sentir culpada em  ter seu sustento por um dinheiro  que “ não trabalhou”  e por  por um tempo também foi  minha dúvida. A professora falou da diferença de usar os recursos que recebemos sendo um servo fiel e participando do que Deus tem feito em sua missão, do que aquele que utiliza da igreja  de forma indevida. E também aproveitou desse momento para contar seu testemunho como missionária e a provisão divina por mais de 30 anos em que recebe a renda vindo unicamente de missões e de seus mantenedores. Uma história muito linda, seu testemunho me confrontou bastante pois tenho faltado de confiar na provisão de Deus.  Sempre tive o desejo de estudar e trabalhar para ter uma boa condição financeira, não que isso seja errado, mas sim que eu dependia e esperava unicamente que meu sustento viria do meu trabalho físico ou manual.  E  me fez pensar principalmente na missão integral, pois entrei no siga-me com o intuito de aprender mais e servir nesta missão que amo tanto,  que é a missão Universitária.  Porém desde o início do Siga-me,  com o levantamento de sustento  até o pensamento de seguir ou não com missões integrais,  tem sido  acompanhado pelo medo de confiar na provisão divina. A cada dia me desprendendo da ideia que minha segurança financeira dependa unicamente de mim, é o Senhor que me sustenta em todas as coisas, não os mantenedores, o trabalho, o dinheiro ou qualquer outra coisa! Que se alguém me viu ( para ser um mantenedor)  é porque Ele me viu primeiro, e Ele tem cuidado em todos os quesitos, podemos sempre confiar no Senhor! Que possamos aprender a viver os planos do Senhor, que são maiores que nossos meros planos, e mesmo que não saibamos qual caminho, nós sabemos quem é o guia!

Agradecimentos

Agradeço a minha igreja, a cada mantenedor que tem participado disso comigo, seja em oração ou financeiramente, pelo cuidado da liderança dos jovens, das Mensageiras do Rei e da minha igreja! Pelo grupo local em Juiz de Fora que já me recebeu de muito bom grado, agradeço a Deus por participar de tudo isso! Pelo tempo de descanso em São Paulo com minhas irmãs, e de conhecer mais do grupo da ABU do ABC Paulista!

Sarau ABU ABC

Oração

Minha adaptação em Juiz de Fora e seu grupo local, que possamos fazer a vontade do Senhor aqui! Minha convivência com a Laura seja tranquila mesmo com as diferenças culturais e que possamos encontrar uma igreja para estar nesse tempo aqui!


Obrigada por ler até aqui, adoraria receber um feedback! Se tiver alguma dúvida ou pedidos de oração entre em contato comigo! Seja meu mantenedor, clique no Link para ser um mantenedor ou apoiar essa missão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O evangelho da mesa: Informativo de janeiro

Informativo de Ago e Set

A unidade na diversidade: Informativo de maio