O evangelho da mesa: Informativo de janeiro



[...]Visto que não podem sequer fazer uma coisa tão
 pequena, por que se preocupar com o restante? Lc 12:26

O primeiro mês do projeto missionário já se passou, e não poderia ser mais grata com tudo que o Senhor fez! Estive 20 dias em São Paulo, para os dois primeiros eventos que dão início ao Siga-me, fiquei muito animada em saber um pouco mais do que vamos fazer durante o ano, e mal posso esperar com o que Deus vai fazer e vou tentar resumir um pouco de como foi!

Contei o antes do projeto começar,  (acesse aqui), para ler!

STI:

Davi e Nívia, servindo na região de SP/MS
Eu e Laura na Região de Minas Gerais. 


Demos o inicio ao projeto no dia sete de janeiro no escritório da ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil), com o Semana de estudo intensivo (STI) com os seguidores e alguns obreiros da ABU, para juntos estudarmos o personagem Pedro, que será estudado durante o ano, muitas leituras, entender melhor o panorama do programa de discipulado e ajeitar alguns detalhes antes do IPL. Além de conhecer ainda mais meus parceiros de missão! Finalmente conheci minha dupla de missão, Laura Vesga, de Cúcuta, Colômbia! Fiquei tão feliz de conhecê-la e principalmente por ter nos dado tão bem, independente das barreiras culturais ou idiomáticas, cuidado de Deus! Meu espanhol é intermediário e ela não sabia nada de português, então rendeu muitas risadas em algumas confusões linguísticas, felizmente ela conseguiu compreender muita coisa, e algumas outras, eu sempre ajudava na tradução! 

O EVANGELHO DA MESA

Laura 🇨🇴 e Moses 🇳🇴!

No dia 10 iniciou-se o instituto de preparação de líderes (IPL) que reúne 50 estudantes e os obreiros da ABUB, de cada região do país,  intercambistas que tem ligação com a ABUB, e a IFES (traduzindo da sigla em inglês seria: irmandade internacional de estudantes evangélicos, que está presente em torno de 120 países no mundo). Conheci pessoas de norte a sul e leste e oeste, além de pessoas da: Colômbia, Chile, México, Noruega e Áustria! Com o tema "O evangelho da Mesa" estudamos todo o livro de Lucas, foram duas semanas bem intensas de estudos, diversos momentos de oração e louvor, exposição bíblica, pequenos grupos, palestras, oficinas, silencio reflexivo, respondendo a palavra, noite temáticas e literárias, parte prática, sarau e formatura! Além de como parte do Siga-me também tivemos reunião com os obreiros e a Missão 2026!

Tive a oportunidade de ser intérprete de PT-IN para o Moses, ascendente da Etiópia que ficará 10 meses aqui no Brasil (Me falou diversas vezes que eu parecia uma mulher Eutiopiana, achei curioso! Quem sabe!), um dos intercambistas que mais teve a vibe brasileira que conheci, amou o Brasil e disse que um dia deseja morar no Rio de Janeiro! Ser intérprete para o inglês não foi uma novidade mas quando recebemos uma missionária da IFES do México que deu uma palestra contando um pouco de seu ministério, e então tive que ouvir em espanhol e traduzir para o inglês... isso sim foi um grande desafio! Imagina a confusão na mente!! Mas independente do caos, ainda assim, é sempre uma boa nova experiência!  

Tivemos diversas palestras, mas as palestras que mais me impressionaram foram as que abordaram a desigualdade social e sobre o meio ambiente. O palestrante utilizou uma abordagem simples para ilustrar a profundidade dessa questão no Brasil (O desfile mais estranho da história) , o que foi ao mesmo tempo impactante e comovente. Fiquei feliz em ouvir sobre a iniciativa missionária que ele fazia parte sendo realizadas para enfrentar esse desafio! Já sobre meio ambiente, com a ajuda de óculos de realidade virtual, vimos um pouco da realidade da floresta amazônica, com o palestrante usando o livro de Levíticos como base para toda crise climática que estamos enfrentando, além de confrontar até mesmo os cristão que às vezes utiliza de diversas desculpas para não cuidar da natureza! 

Pequeno grupo "Caná da Galiléia" 

Todo dia tínhamos pequeno grupo para estudo bíblico indutivo (EBI), uma das formas de estudo que utilizamos dentro das universidades, onde estudamos a bíblia e juntamente com perguntas vamos conversando e tendo trocas sobre o texto. Apliquei sobre "Um reino de justiça e arrependimento" em LC 13. E algo que amo sobre aplicar EBI é como mesmo sendo o aplicador que "supostamente" deveria ser o que guia, na EBI, aprendemos muita coisa com quem "deveria" apenas ouvir. É uma troca maravilhosa, foi de muito aprendizado, amei conhecer mais cada uma dessas pessoas!


O IPL é um evento nacional que só ser frequentado uma única vez, é uma formação. E nela tivemos uma parte prática para poder servir nossos irmão da Igreja Batista Memorial de Jundiaí, na qual a ABU tem parceria e que sempre fornece o sítio para alguns eventos. Recebemos cerca de 80 crianças e adolescentes, e cada grupo foi responsável em criar uma atividade para recebe-los por um dia. Fiquei no grupo 7, com 12 adolescentes da faixa de 16-17 anos. Dessa faixa etária todos os grupos resolveram ficar na temática diversidade, conectando com o nosso tema, para abordar como na mesa de Cristo existe espaço para todos. Fizemos um estudo bíblico com eles, e depois uma dinâmica que em cada grupo cuidava de uma sala, e os adolescentes rodavam entre elas.  Salas de: eu, eu e Deus, eu e o próximo. Na sala do "Eu" conversamos sobre a percepção que eles tinham sobre eles mesmos e como Deus os via. Falamos que íamos mostrar uma foto para cada um e eles teriam que pensar um elogio para aquela pessoa, mas ao ver a foto era a câmera ligada. Muitos não conseguiram pensar em elogios, apenas ofensas para si mesmo...Então através de um debate trabalhamos sobre a auto estima em Deus. Foi um dia muito recompensador, foi surpreendente conversar com eles!

Parte prática 

Não sabia que poderia ocorrer tantas coisas em duas semanas e não tem como escolher um momento favorito, mas amei desenvolver e conhecer melhor um outro lado artístico meu! Através do estudo bíblico artístico em que desenvolvemos algum tipo de arte em resposta ao versículo lido e também participar no sarau (sarau esse que entrou no recorde de mais longo, mais de 3h com todas as apresentações!!!), participei da peça da região Minas, cantamos "Velório da solidão" do Coletivo Candieiro, e o meu quarto 4 cantamos uma música engraçadinha para representar piadas internas do melhor quarto do IPL e principalmente como na mesa podemos cantar e rir juntos e um dos outros! 

Por ser um evento de formação, no final tivemos formatura, com direito a certificado de 80H, e um momento muito especial de compartilhar comidas típicas do seu estado! No último dia, creio que foi um dos mais especiais para mim, tivemos exposição bíblica em Lc 24, e logo então compartilhamos a Santa Ceia. A ABU é um movimento cristão interdenominacional, então tínhamos diversas igrejas e interpretações diferentes, mas a igreja de Cristo é uma só e em um só propósito! E naquele momento, estávamos todos juntos, em uma só mesa, a mesa de Cristo, sendo um! Não consigo evitar de pensar do quão lindo será na mesa, na eternidade! E mesmo na despedida, sabendo que muitas pessoas queridas não terei oportunidade de ver novamente mas ainda assim nos veremos outra vez nos céus!

Região Leste (RJ + ES)

Motivos de agradecimento                    

Grata com o amor de Deus demonstrado a mim através de cada pessoa que Ele colocou em minha vida! Tanto no antes: No sustento, presentes que recebi (amizades e presentes literais). Durante: com tanto de palavras de Ânimo para o Siga-me. E o depois: Em quem me recebeu em sua casa. Estou guardando tamanhas gentilezas no coração, não consigo demonstrar como sou grata! Louvo a Deus por ter me sustentado em todas as formas possíveis, e por nunca desistir de mim! 

Momento de descanso: Pós IPL, fui comemorar o aniversário da minha irmã menor, Sara, no parque de diversões Hopi Hari! Foi um dia bem divertido, mesmo o parque estando muito cheio, e a tarde termos pegado uma chuva enorme (o que foi bom pois nos rendeu um ingresso grátis para voltar sem chuva!), voltaremos com toda certeza! 

Motivos de oração

Que o Senhor me ajude durante esse ano, para fazer sua vontade, pelas viagens que iremos realizar e os futuros trabalhos de pioneirismo!

Obrigada por ter lido até aqui! Fiz também um vlog bem resumido dessa grande comunhão que é a mesa do Senhor!Link do drive .

Quer participar das missões universitárias comigo? Seja meu mantenedor, entre em contato comigo para mais informações ou clique no Link para ser um mantenedor!

Postagens mais visitadas deste blog

Informativo de Ago e Set

A unidade na diversidade: Informativo de maio